CASCAIS PARA TODA A VIDA

 

Nuno Piteira Lopes tomou posse como Presidente de Câmara Municipal de Cascais no seguimento do resultado eleitoral obtido nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025.

A coligação Viva Cascais perdeu a maioria absoluta que dispunha na Câmara, na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia, o que diz alguma coisa sobre a apreciação que os eleitores fizeram do últimos mandatos da coligação.

Um dos argumentos que mais foi utilizado em abono do voto em Nuno Piteira era o da experiência. No meu ponto de vista, a experiência que Nuno Piteira exibe é precisamente aquela de que devemos fugir e evitar que tenha acesso ao poder!

Nuno Piteira quase saiu dos bancos da escola para ingressar na CMC, primeiro como assessor do Vereador Pedro Caldeira Santos, que integrou o primeiro mandato de António Capucho, (2002-2005), e depois passou a ocupar o lugar de Pedro Caldeira Santos no mandato seguinte, como Vereador com o pelouro financeiro. 

Nuno Piteira não tem uma experiência do lado de fora do poder, de uma vida feita de um emprego, de apreciação do que está bem e do que não está bem em Cascais e precisa de ser modificado. 

A vida de Nuno Piteira está há 23 anos do lado de dentro da Câmara de Cascais, das mordomias, dos favores,  uma vida colorida de laranja, um exercício do poder em que ser amigo tem regras diferentes do que para os adversários ou os que recusam baixar a cabeça de forma reverencial à sua passagem.

Não é desta experiência que a gestão de uma Câmara precisa.

A Câmara precisa de um Presidente e vereadores que conheçam bem o tecido social do município, que conheçam as fragilidades do tecido económico e social e que sejam portadores de novas ideias, novas soluções para os antigos problemas!

A Lei portuguesa sobre a limitação de mandatos é uma anedota, fabricada pelo centrão do poder, PS e PSD. A existência de um limite de três mandatos para um Presidente de Câmara ou para um Presidente de Junta não se aplica nem aos vereadores nem aos vogais da Junta! Porquê? E depois ainda há mais uma nuance que refere que o Presidente não se pode recandidatar à Câmara ou à Junta onde exerceu os três mandatos mas se for na Câmara ou na Junta ao lado já pode!

Desconfio muito de um autarca que não consegue ter vida fora da autarquia!

A anedota no dia da tomada posse foi a afirmação de Nuno Piteira Lopes que ser presidente de câmara era um sonho de criança. Qual Toni Carreira da política local, Nuno Piteira ainda ensaiava uns passos de dança no rancho da Musical de Cascais e já sonhava que um dia queria mandar nisto tudo e enviar uns subsídios para a Musical, isto se se portassem bem!

Mas Nuno Piteira acha que está bem encaminhado e o novo slogan para Cascais apresentado na tomada de posse é disso um sinal. Cascais para toda a vida é o desiderato do recém eleito Presidente de Câmara de Cascais, o u seja ele prepara-se para viver toda a vida à pala de Cascais.

Eu acredito que ninguém merece viver à custa da nossa terra para sempre. 

Ser autarca, seja numa Câmara ou numa Junta tem que ser encarado como uma comissão de serviço com tempo bem delimitado. A seguir venham novas ideias, novos projetos, novas práticas, novas pessoas!

Rejuvenescimento precisa-se!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O PRINCÍPIO DO FIM

A VERDADE, AS MENTIRAS E AS INSINUAÇÕES

AFINAL PARA QUE SERVE UMA JUNTA DE FREGUESIA?