ANO DE ELEIÇÕES? EM CASCAIS É ANO DE OBRAR…

 Dei-me ao trabalho de confirmar que o significado do verbo transitivo “obrar” é fazer um trabalho, pôr em obra mas como verbo intransitivo significa defecar, evacuar.

Em ano de eleições, Cascais fervilha de obras para todos os gostos, umas de grande envergadura, outras nem por isso, mas Cascais, a meses das eleições autárquicas, parece um grande estaleiro.

Nem tudo é mau. Embora em ciclos de 4 anos, lá vamos tendo obras, algumas muito necessárias e que merecem obviamente o aplauso dos munícipes.

Isto tem um raciocínio por trás que me incute algumas dúvidas e que no fundo a atuação da Câmara parece partir do pressuposto que se a Câmara fizer obras imediatamente antes das eleições as pessoas lembram-se e vão votar na continuidade da equipa que está a gerir a autarquia.

Com alguns funcionará.

Com a maioria não. Para a maioria, este obrar intenso é sinónimo de chamar estúpido ao munícipe.

Estes meses têm sido de visitas às obras, entrega de equipamentos e viaturas às associações, recuperação de espaços escolares, e os próximos serão de cortar fitas.

Hoje acredito que a maioria silenciosa dos munícipes já desistiu sequer de classificar o atestado de menoridade do eleitor que este comportamento dos gestores autárquicos faz transparecer.

Mas por vezes a coisa fica mesmo digna de filme dos Monty Python.

Esta vontade de mostrar que se está sempre a obrar leva a coisas ridículas como as fotos que a Junta de Freguesia de Carcavelos coloca com duas pedrinhas de calçada que foram repostas ou o esforço que Fernando Marques, o de novo candidato do PSD à Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, que apresenta o esforço de arborização que a CMC está a fazer no Bairro dos Sete Castelos naquela freguesia mostrando a plantação de uma árvore (UMA Árvore!) num canteiro apenas com três lados porque faltava o quarto!

Enquanto se assiste à repavimentação em massa dos arruamentos de Cascais, à criação de novas vias cicláveis ou à limpeza de espaços verdes públicos, ficamos satisfeitos e a ação da atual equipa que dirige a CMC merece ser premiada com novo mandato?

O crime que se está a perpetrar na Quinta dos Ingleses, a autorização que foi dada ao projeto da entrada de Cascais em que o único beneficiário é o promotor do projeto sem que resulte um único benefício para Cascais e para os seus munícipes, o atentado urbanístico que se está a fazer na antiga Praça de Touros, os atentados ao Património Arquitetónico que se estão perpetrar no Monte Estoril com a descaraterização total de uma das zonas mais bonitas do concelho, o projeto Aeródromo e a falta de transparência do que lá se passa e que fins parece estar a servir, tudo isto demonstra que em termos de gestão urbana, Cascais está também a obrar e muito! Só que aqui, o verbo é intransitivo…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AFINAL PARA QUE SERVE UMA JUNTA DE FREGUESIA?

A VERDADE, AS MENTIRAS E AS INSINUAÇÕES

Para mim… já CHEGA!