AFINAL PARA QUE SERVE UMA JUNTA DE FREGUESIA?




Tenho ideias próprias sobre este assunto que me acompanham há algumas dezenas de anos sem grandes alterações.
Gosto do conceito de freguesia, da proximidade das populações, de existir uma amplificação da voz do munícipe, da auscultação da sua vontade, da representação de raiz mais local no governo do município.
Já tive o privilégio de estar numa câmara municipal como vereador, em Cascais, e lidar com gerações mais antigas de Presidentes de Junta que representavam cabalmente esta ideia de representação dos fregueses e de lhes dar voz junto do executivo da Câmara.
Óscar Guimarães em Cascais, Vitor Silva em S. Domingos de Rana, Fernando Mesquita em Carcavelos, uns do mesmo Partido de que eu fazia parte, outros de Partidos da oposição, não se lhes notava diferença na forma como defendiam os interesses dos seus fregueses junto da Câmara.
E percebia-se com clareza que para eles, primeiro estavam os fregueses e depois a filiação partidária!
Mais tarde, no mandato autárquico de José Luís Judas em Cascais, pude acompanhar de perto a ação irreverente que Fernando Mesquita colocou na defesa dos interesses de Carcavelos junto da Câmara, tendo sido em muitos momentos das poucas vozes que se insurgia face ao descalabro que a gestão de Judas introduziu na administração do território em Cascais.
Mas os tempos, e a melhoria remuneratória dos Presidentes de Junta nas freguesias de maior população, trouxeram um arrefecimento na defesa dos interesses dos fregueses e um “aquecimento dos interesses” de garantir uma remuneração sem sobressaltos e sem guerras com pessoas que possam ter uma palavra a dizer na recondução no cargo.
Não me canso de trazer à colação o exemplo mais caricato a que assisti com o número efectuado pela anterior Presidente da União de Freguesias de Carcavelos Parede, Zilda Costa e Silva, quando, mandatada em assembleia de Freguesia para votar contra o Plano de Pormenor Sul de Carcavelos resolveu, “em consciência”, votar a favor.
Foi uma clara traição à população de Carcavelos mas valeu-lhe agora um lugar na Administração da Empresa Municipal Cascais Ambiente…
Hoje pergunto-me “Para que serve uma Junta de Freguesia?
Para além do benefício claro do Presidente e do salário que aufere, qual é o real benefício para as populações das freguesias?
Qual o valor acrescentado pela Junta de Freguesia e pelo seu executivo?
Em Cascais, em todas as suas Freguesias e Uniões de Freguesia afirmo com convicção que o valor acrescentado é ZERO!
Aquelas estruturas, geridas pela Câmara, não teriam comportamento ou eficácia diferentes!
Hoje existem em Cascais 3 executivos liderados pela coligação PSD/CDS e uma, S. Domingos de Rana, pelo PS. Quem estiver de fora, e avaliar as intervenções públicas nota diferenças? As quatro comportam-se como se não tivessem que representar os seus fregueses e limitam-se a abanar a cabeça à vontade da Câmara e posar nas fotos dos múltiplos eventos que decorrem no município.
S. Domingos de Rana faz-me confusão. A freguesia mais atrasada de Cascais, onde as condições básicas ainda se encontram muito debilitadas, onde a mobilidade é uma vergonha, a ausência de passeios nas localidades, e a capacidade da Presidente em reclamar melhores condições para a sua freguesia é nula? Nem o facto de ser de um Partido de oposição lhe aguça o apetite?
E Carcavelos, onde fui autarca na Assembleia de Freguesia no mandato anterior é um caso confrangedor!
Querem conhecer a atividade do executivo da Junta neste primeiro ano?
Deixo-vos 3 sugestões:
Um filme, eventualmente produzido pela CMC que está a passar nas redes sociais…
Depois da sua visualização, encontram alguma palavra ou ideia que tenha efetivamente sido realizada pela Junta e não pela Câmara? Eu não encontrei.
E porque razão isso acontece?
Muito provavelmente porque o executivo pouco ou nada tem para apresentar que tenha sido efetivamente realizado por si!
Deixo-vos ainda as sugestões de consultarem o sítio na internet…
e a página do facebook
No sítio da internet informação desatualizada de eventos das associações e coletividades da freguesia. E iniciativas da Junta? Zero.
No facebook quem quiser saber a previsão do tempo ou os dias em que a EDP ou os SMAS vão fazer obras na via pública ainda lá encontra qualquer coisa, o resto, porque não existe, não aparece!
É muito pobre!
A capacidade reivindicativa em nome da população desapareceu e no lugar dela apareceu a função de comissário do Presidente da Câmara.
Não é nada que os tempos de alheamento da vida social que hoje todos ou quase todos prosseguimos não justifique, mas esta incapacidade de ouvir em vez de doutrinar é muito perigosa!
Atrevo-me a afirmar que se é para isto que elegemos executivos de Junta de Freguesia mais vale pouparem-nos esse trabalho.
Se é para ser apenas uma caixa de ressonância do poder em Cascais, afinal PARA QUE SERVE UMA JUNTA DE FREGUESIA?

PS:
Para mim este caso é especialmente marcante porque conheci o atual Presidente há muitos anos e posso dizer que um episódio que se passou com ele e com o pai dele num Plenário do PSD por volta de 2012 foi a última razão que me levou a tomar a decisão de abandonar o PSD.
Nesse Plenário, primeiro Nuno Alves e depois o pai, Fernando Alves, tiveram a “ousadia” de tecer críticas a Carlos Carreiras, na altura Presidente da Concelhia de Cascais do PSD. A forma como especialmente Fernando Alves foi humilhado por Carlos Carreiras, com acusações torpes que colocaram em causa a honra e a postura de um homem com dezenas de anos de provas dadas de militância partidária, incomodou-me sobremaneira e fez-me olhar à minha volta. Dos setenta e cinco presentes naquele Plenário, mais de cinquenta eram funcionários da Câmara ou das empresas municipais!
Com uma assembleia de militantes assim constituída, é impossível mudar o poder.
E pouco tempo depois escrevi a minha carta de demissão.
Nuno Alves chegou a participar em conversas e reuniões em que estive presente onde se discutiam alternativas ao poder instalado pelo grupo de Carreiras e em que assumia uma posição muito crítica à postura e aos métodos de Carlos Carreiras.
Em seis anos passou de conspirador a apoiante indefectível.
Numa primeira fase ganhou o núcleo de Carcavelos do PSD, foi candidato ganhador para o executivo da União de Freguesias de Carcavelos Parede e passou a ser um apoiante convicto de Carlos Carreiras, não se eximindo a sair em defesa do “chefe” em casos onde já o ouvi ter opinião bem diferente não há muitos anos…
Eu sei que todos podemos mudar de opinião e respeito isso, seja em que circunstâncias forem.
Se há o costume de dizer que só os burros não mudam de opinião, pois que seja eu o burro nesta situação!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A VERDADE, AS MENTIRAS E AS INSINUAÇÕES

Para mim… já CHEGA!