O PRINCÍPIO DO FIM
Cascais, está irreconhecível.
A Vila que desdenhava ser cidade, que evidenciava tradição a par da novidade, que exibia modernidade e respeito pelo passado, já não é a mesma.
A gentrificação, que não é exclusivo de Cascais, deu lugar à acefalia das gentes, e aos tiques de modernismo bacoco que a maioria papa, mas que, convenhamos, não convence.
O poder político em Cascais, liderado por Carreiras e secundado por Pinto Luz e Piteira, iniciaram um caminho de estupidificação de massas, acabando com tudo o que era imprensa regional, e transformando a CMC na "única" entidade local com poder para informar os munícipes.
Infelizmente, informar e publicitar são conceitos muito diferentes. Cascais, e a tríade que tomou o poder, apostaram no marketing publicitário, em que deixou de interessar a opinião dos munícipes, a sua participação crítica nas decisões e nas estratégias a implementar na comunidade, e passou a valer apenas a vontade dos instalados no poder. Aliás, os poucos que ousaram reagir ou contrariar foram perseguidos, vilipendiados e quase passaram ao estatuto de "persona non grata".
Mas o que assistimos nos últimos anos em termos de gestão urbanística é manifestamente preocupante porque as decisões passaram a ser tomadas apenas com objetivo da especulação imobiliária. Cascais só tem projetos de habitação a valer mais de 1 milhão de euros por fogo que, como todos sabemos, são "preços acessíveis" aos filhos e netos dos munícipes de Cascais...
Cascais a crescer urbanisticamente desta forma, vai passar a ser uma terra de mafiosos brasileiros, russos ou chineses, de gente que precisa de lavar dinheiro sujo e eu não quero isso para a minha terra!
Não podemos esperar que a justiça ou o poder central corrija isto. Afinal, o penúltimo governo português bem andou a promover os vistos gold para os "investidores"...
Mas os de Cascais, os que votam em Cascais, podem corrigir isto e garantir um novo rumo através do voto consciente, numa lista liderada por alguém que seja sério e não vendido aos interesses do dinheiro.
Tenho saudade da velha Cascais. E tu, estás satisfeito com o rumo que Cascais tomou?
Comentários
Enviar um comentário